Sejam Bem Vindos

O Blog Docência na Educacão Física é uma página de apoio sobre os problemas enfrentados nas aulas de Educação Física Escolar.
Os alunos aqui poderão tirar dúvidas sobre o processo da docência escolar, colocando suas situações problemas enfrentadas, suas angústias, queixas e dificuldades.
Aqui no Blog Docência na Educação Física iremos sugerir saídas de intervenções para os alunos, e os mesmos poderão também ajudar os colegas. As semelhanças e diferenças dos casos problemas, o histórico dos casos de alunos e turmas, a maneira de agir que tem efetivado e os resultados obtidos, serão debatidos de maneira direta com o alunado.
O Blog servirá também como um banco de dados das monografias realizadas com o acerco da prática de ensino, produção de artigos/anais, sites de brincadeiras e jogos possíveis de serem trabalhados na escola.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

O Blog ''Tira Dúvidas''

O Blog Tira-dúvidas na docência da Educação Física é uma iniciativa do Prof. Dr. Pierre Normando Gomes-da-Silva, do Departamento de Educação Física – UFPB, destinada a oferecer aos professores em formação (Estágio Supervisionado), e aos que já atuam como profissionais da educação física, subsídios pedagógicos de apoio na resolução de problemas enfrentados no cotidiano das aulas de Educação Física Escolar. Problemas de todas as naturezas, desde as condições de trabalho até o processo de aprendizagem ou indisciplina.
         Os alunos/estagiários e professores aqui poderão conversar sobre suas dúvidas no processo de docência escolar. Tomamos a conversação como um recurso para criarmos uma rede de apoio, um tira dúvidas, nesse sentido de ampliar a consciência sobre os problemas e possíveis soluções.
O empenho será de colaborar na solução, teremos, prof. Pierre Gomes-da-Silva, monitores da disciplina de estágio supervisionado em educação física da UFPB, orientandos do mestrado em educação física, participantes do Lepec na linha de pesquisa pedagogia da corporeidade (http://pedagogiadacorporeidade.yolasite.com), bem como quaisquer outros colegas, professores de educação física e ou estudantes que desejem colaborar no repensar as aulas de hoje para que possamos ter melhores aulas amanhã, princípio freireano.
Se as dúvidas não foram retiradas, pelo menos, após o conversar, mudaremos nossas emoções e nosso modo de operar na docência.  
Além das situações problemas enfrentados, pode-se colocar também suas angústias, queixas, dificuldade, desabafos.
Aqui no Blog Tira dúvidas na docência da Educação Física iremos sugerir saídas de intervenções para os casos. Essas saídas podem ser tomadas pelo professor coordenador e supervisores do estágio, ou pelos colegas do próprio estágio, ou, um outro que já tenha vivido situações semelhantes. Qualquer um que se disponha a colaborar, visto que a metodologia é colaborativa, será bem vindo. Seremos educandos e educadores ao mesmo tempo, assim estaremos refletindo sobre os nossos saberes docentes.
As semelhanças e diferenças dos casos problemas, o histórico dos casos de alunos e turmas, a maneira de agir que tem efetivado e os resultados obtidos, serão debatidos de maneira direta com o alunado.
         O Blog servirá também como um banco de dados para colocar disponíveis livros, monografias, artigos, anais, página da prática de ensino, sites de brincadeiras e jogos possíveis de serem trabalhados na escola.
Para http://img1.blogblog.com/img/icon18_wrench_allbkg.pngparticipar, seja com dúvidas, casos... seja como colaborador no tira-dúvidas, deve se identificar com o nome completo e seu campo de trabalho.
Sendo assim, estendo o convite a cada professor (estagiário ou profissional) a apresentar seus problemas didático-pedagógicos.

 

terça-feira, 17 de maio de 2011