Sejam Bem Vindos

O Blog Docência na Educacão Física é uma página de apoio sobre os problemas enfrentados nas aulas de Educação Física Escolar.
Os alunos aqui poderão tirar dúvidas sobre o processo da docência escolar, colocando suas situações problemas enfrentadas, suas angústias, queixas e dificuldades.
Aqui no Blog Docência na Educação Física iremos sugerir saídas de intervenções para os alunos, e os mesmos poderão também ajudar os colegas. As semelhanças e diferenças dos casos problemas, o histórico dos casos de alunos e turmas, a maneira de agir que tem efetivado e os resultados obtidos, serão debatidos de maneira direta com o alunado.
O Blog servirá também como um banco de dados das monografias realizadas com o acerco da prática de ensino, produção de artigos/anais, sites de brincadeiras e jogos possíveis de serem trabalhados na escola.

domingo, 19 de junho de 2011

Criança teimosa

Grupo Epitácio Pessoa - Antonio, Crwlff, Fabian e Harison

Situação Problema: Como proceder com uma criança que fica entradando em suas aulas, de primeiro momento só quer participar, mas depois ela só quer chamar a sua atenção pra conversar algo pra ela e por fim acaba atrapalhando o rendimento tanto dos seus alunos como da aula toda?


Jefferson é um aluno do 2° ano C a qual o seu Estagiário é o Professor Harison. Essa turma é considerada a pior da Escola, com direito a ser chamado o conselho tutelar duas vezes só no começo deste ano. Segundo a mãe do aluno, ele possui problemas cardíacos, porém suas ações não condiz com esse diagnóstico.

Jefferson quase nunca aceita ordens de algum Professor, quer fazer o que quer quando quer. Geralmente ele só "obedece" quando há alguma coisa em troca na qual ele goste ou o favoreça. A primeira vista ele aparenta ser uma criança simples, porém ele se mostra muito inteligente quando se tratando em conseguir algo para si. Quando está chateado, ele chora (cremos que seja ceninha) ou então não quer assistir aula e fica perambulando pela Escola inteira (e se você tentar ir atrás dele para pô-lo de volta à sala, ele começa a correr de você), bem, de fato, ele faz isso quase que sempre, por isso a introdução deste post. Extremamente teimoso e egoísta, por mais que você queira fazer amizade e tentar conversar, ele mal lhe responde, e se responder foi porque você ofereceu algo. Tratando-se da aula de outro estagiário, ele a invade como se a aula fosse para a sua turma e puxa sua roupa pra querer falar algo ou perguntar se pode participar. Se você deixar ele entrar nas atividades, ele quer participar mais que seus alunos, fica os atrapalhando, além de atrapalhar você.
Jefferson fazendo V

Um comentário:

Alysson disse...

Grupo Matias Freire - Aline Cléa, Alysson Bandeira, Ana Paula Urbano e David Herbert

Assim, neste caso, talvez vocês possam tentar buscar atividades diferentes para analisar e perceber em qual dessas ele gosta de participar, pois talvez possa ser a atividade que não desperte o interesse dele.
Outra possibilidade é tentar usá-lo como monitor, ou pedir para que ele fique de fora observando aqueles alunos que não estão se comportando na aula de Harisson, assim ele terá uma função e a cada nome dado, seguido por um elogio do professor, ele se sentirá mais eficiente e buscará sempre estar melhorando nas suas aulas.

Esperamos ter-los ajudados.