Sejam Bem Vindos

O Blog Docência na Educacão Física é uma página de apoio sobre os problemas enfrentados nas aulas de Educação Física Escolar.
Os alunos aqui poderão tirar dúvidas sobre o processo da docência escolar, colocando suas situações problemas enfrentadas, suas angústias, queixas e dificuldades.
Aqui no Blog Docência na Educação Física iremos sugerir saídas de intervenções para os alunos, e os mesmos poderão também ajudar os colegas. As semelhanças e diferenças dos casos problemas, o histórico dos casos de alunos e turmas, a maneira de agir que tem efetivado e os resultados obtidos, serão debatidos de maneira direta com o alunado.
O Blog servirá também como um banco de dados das monografias realizadas com o acerco da prática de ensino, produção de artigos/anais, sites de brincadeiras e jogos possíveis de serem trabalhados na escola.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Situação Problema: Espaço Física para Educação Física

Olá colegas docentes,
O nosso grupo é composto por Renan, Darlan, Priscila e Jacques. O nosso campo de estágio é a Escola EMGRO, localizada no Bairro dos Estados. A situação problema, que também é a nossa principal dificuldade, se encontra nos espaços físicos para as aulas de Educação Física. Os ambientes para  a prática são limitamos em seu tamanho, e isso ainda é somado a mais um agravante, os alunos da escola que estão em aula vaga ou foram expulsos de suas aulas se deslocam para esses espaços e acabam gerando um tumulto nas aulas de Educação Física. Alunos entram nas atividades e se misturam aos alunos das nossas turmas, e isso também facilita que os nossos "fujam" da aula.
Essa é a nossa problemática. Eai agora? Vamos para as sugestões....
Até mais e BOAS AULAS. 

14 comentários:

Romário Leite disse...

Amigos...
Quanto ao problema dos alunos expulsos de sala de aula, alunos que ficam vagando pela escola acredito que voces professores de educação fisica atuais da escola devem ir ate a direção e comunicar o ocorrido, pedir providencias, solicitar que esses alunos quando expulsos fiquem em outro lugar e nao no patio atrapalhando as nossas aulas. Aluno Expulso, suspenso deve permanecer na sala da direção, ou alguma sala de apoio pedagogico, menos no pátio ou ginásio. Quanto a entrada deles na aula de voces, voces devem se impor, a aula é minha e vc nao entra.

Quanto ao espaço fisico, uma saida seria conversar com a atual professora de ed.fisica para saber como ela vem trabalhando as aulas praticas na escola, quais as atividades mais dao certo? quais nao dao. Acredito que voces devem partir dai.
Abraços
Romario Leite- Monitor

Alyne Arruda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alyne Arruda disse...

Se for vários alunos "invadindo" a aula e acabar ficando difícil pra um só professor controlar tudo, peça ajuda pra turma. Antes de irem pro pátio começar a aula, conversem com eles na sala. Perguntem coisas como: "Vocês gostam quando alunos de outra turma chegam atrapalhando a aula de vocês? Não? Pois é, isso só prejudica a educação de vocês.. vamos nos unir e impedir isso pois a aula poderá ser muito mais proveitosa..".
Antes de iniciar minhas aulas, já fiquei informada de que essa situação que ocorre com vocês também acontecia muito lá na escola.. então no primeiro dia de aula eu já conversei com eles e até hoje quando aparece algum aluno de outra turma no meio, eu fico calada um tempo e depois digo "Eu só dou aula pro 8º ano A." e aí os próprios alunos acabam "expulsando" o intruso porque sabem que não vou me mexer até o aluno sair.
Talvez funcione isso com vocês. Comigo está dando muito certo, e de uns tempos pra cá os intrusos estão sumindo! :)

Anna Carolina disse...

Grupo Aruanda...
Concordo com que foi dito por Romário com relação aos alunos que ficam vagando pela escola, acredito que essa solução tenha que partir da direção, só ela poderá resolver isso.
Com relação as aula de Educação Física, infelizmente o espaço não irá aumentar, a solução é procurar atividades que se enquadre ao espaço(circuitos, garrafão(boliche com garrafas pet)).

Diego Moreira disse...

olá pessoal nós do grupo do padre roma sugerimos o seguinte!
quanto ao fato dos alunos estarem na quadra nos tbm passamos por isso, apelem para a consciência, o dialogo informal com os demais alunos tentando se situar a fase deles (adolescência), explicar o problema e deixa-los tomar a decisão correta geralmente dá certo, pq apesar deles não gostarem de imposições eles tbm n querem ser reconhecidos como imaturos ou comparados com crianças.
E quanto ao espaço nos temos que utilizá-lo da maneira que dá, ou seja, criatividade. Jogos reduzidos, brincadeiras, jogos pré-desportivos. O que não podemos é desacreditar, muitos deles estão numa situação desconfortável por serem desacreditados, sei passaremos pouco tempo na escola, mas podemos nos tornar um trampolim para eles e para seus sonhos.

Elias disse...

Grupo Professora Rangel (Elias. Emerson Pereira, Gildo, Gleyber).
Em relação aos espaços pequenos, nós sugerimos o seguinte: que proponham atividades compatíveis a esses espaços.
Outra problemática são esses alunos invadirem as aulas, uma saída viável seria conversar com a direção para tomar as devidas providências, ou partir de vocês a iniciativa de tentar conversar com esses alunos.

Cassiane Guimarães disse...

Grupo Professora Antonia Rangel de Farias (Cassiane, Larissa, Dayse e Mileyde).

Olá Pessoal, quanto aos alunos expulsos, concordo com Romário, é comunicar a direção e dar a sugestão para que esses alunos fiquem em outros espaços como a biblioteca ou a própria direção. Se caso a direção não faça nada, é tentar conversar com esses intrusos para que os mesmos saiam da aula passivamente ou se também não der certo, expulsá-los com um jeitinho.

Já com relação ao espaço, realmente fica muito difícil, mas, algumas brincadeiras populares exigem pouco espaço ou fazer atividades que sejam parecidas com gincanas (vocês montam as atividades e cada grupo escolhe o(s) integrante(s) da sua equipe vai efetuar a prova); circuito.

EDUCADOR FÍSICO disse...

SOLUÇÕES PROPOSTA POR MARCOS, EDVALDO, CIRYLLO E DANILO:
-FALTA DE ESPAÇO: diante deste obstáculo a melhor saída, caso sua proposta seja E.F. de corpo inteiro, tente criar, na maioria da vezes, atividades que trabalhem mais o cognitivo, quando necessário o ato moto motor, tentar limitá-lo ao mínimo de locomoção;
-INVASÃO DA AULA: neste impasse achamos que vocês deveriam expor uma aula sobre cidadania, tanto para seus alunos como para os alunos de outras séries que invadem as atividades, informar aos mesmos que os direitos deles começam quando os dos outros terminam e vice versa.

Makoto Nagahama disse...

*GRUPO: CREI Drª. Rita Gadelha de Sá

*Componentes: Jornandes Pacheco, Luiz Makoto N. Filho, Sthenio Brito

De imediato, deve-se contatar a direção para que contenham os alunos expulsos de sala, mesmo que seja difícil, como sabemos, a direção tomar alguma providência e sentar para que sejam vistas as possibilidades para que isso amenize ou acabe.
Creio que seja competência, dever, da direção evitar os transtornos na aula dos estagiários, uma vez que é um ‘favor’ tanto para os estagiários (terem uma escola aberta para o estágio) quanto para os professores e diretor da escola. Sabemos o quão grande é a felicidade de um professor que tem um estagiário para lhe livrar também alguns minutos de aula, isso é fato na maioria dos casos (mesmo que eu tenha a certeza de que um estagiário não seja só pra isso).
Não é dever do estagiário, supervisionar os alunos que foram expulsos ou estão matando aula de outras disciplinas.
Se a quantidade de alunos de outras turmas não for demasiada grande, eu sugeriria que fosse utilizada a política dos ‘combinados’, assim como adotamos com as nossas turmas. Outra coisa que não vejo mal, seria em colocar os alunos que estão ‘dando trabalho’ na sala da turma que estará vazia, por estarem em aula, supervisionado até mesmo pelo(a) professor(a) que estaria ‘livre’.

thiago disse...

Creche UFPB (bruna, cleyton, danilo e thiago)


Informa a direção sobre os alunos intrusos, para que a mesma tome providencia, pois cabe apenas a direção da escola resolver esse problema.

Sobre espaço, entendemos que a melhor maneira de resolver tal problema, seria adaptar as atividades ao espaço disponivel.

Antonio Morais disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Giselly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Giselly disse...

Grupo: Giselly, Vanessa e Josenilda
Quanto aos aluno "intrusos" propomos que vocês conversem com a direção para colocar estes alunos em outro local e sem não resolver dessa forma, que vocês conversem amigavelmente com os intrusos para que eles permaneçam no local, mas que não atrapalhem suas aulas.
E no que se refere ao espaço sugerimos que façam as atividades em pequenos grupos sem ser todos de uma vez.

Aline Rabay disse...

Pessoal estou aqui a disposição consegui agora me cadastrar para postar os comentários :D