Sejam Bem Vindos

O Blog Docência na Educacão Física é uma página de apoio sobre os problemas enfrentados nas aulas de Educação Física Escolar.
Os alunos aqui poderão tirar dúvidas sobre o processo da docência escolar, colocando suas situações problemas enfrentadas, suas angústias, queixas e dificuldades.
Aqui no Blog Docência na Educação Física iremos sugerir saídas de intervenções para os alunos, e os mesmos poderão também ajudar os colegas. As semelhanças e diferenças dos casos problemas, o histórico dos casos de alunos e turmas, a maneira de agir que tem efetivado e os resultados obtidos, serão debatidos de maneira direta com o alunado.
O Blog servirá também como um banco de dados das monografias realizadas com o acerco da prática de ensino, produção de artigos/anais, sites de brincadeiras e jogos possíveis de serem trabalhados na escola.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Situação Problema: Intervenção do Professor da escola nas nossas aulas.

Estagio supervisionado II
Grupo: Diego Moreira, Emerson Cabral, Joale Jefferson e Leônidas Gustavo


Situação Problema: Intervenção do Professor da escola nas nossas aulas.

O nosso grupo é composto por Diego, Emerson Cabral, Joale e Leônidas. A nossa escola que estamos estagiando é a Escola Estadual Padre Roma, localizada no bairro altiplano. A situação problema é as intervenções não permitidas pelo professor de educação física da escola, em que está sempre inquieto e fica sempre chamando a atenção dos alunos que estão executando a aula, através de brincadeiras e conversas paralelas que não tem nada haver com a aula que está sendo executada. O que fazer nesse caso? Lembrando em que algumas aulas ele já foi chamado atenção, espero boas sugestões.
Até mais e boas aulas 

13 comentários:

Makoto Nagahama disse...

Estágio Supervisionado I

*CREI Drª. Rita Gadelha de Sá

*Estagiários: Jornandes Pacheco, Luiz Makoto N. Filho, Sthenio Brito
____


Temos algo parecido na nossa escola, porém a frequência não é tanta, não é sempre. Mas a melhor forma que tenho em mente, é mesmo o diálogo de todo o grupo com o professor no final da aula. Expliquem que da mesma forma que vocês não podem intervir nos horários da escola e nas aulas dos professores, nas suas horas de atuação também possuem o direito de não ter suas aulas interrompidas sem que haja um motivo maior, por meio de conversas paralelas, brincadeiras e afins. Ele poderia estar dando uma força extra com os alunos que fugissem da aula, ao invés de fazer os alunos fugirem dela.

Gildo Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gildo Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gildo Ferreira disse...

Estagiarios:Gildo Ferreira.Gleyber Luis,Elias Duarte e Emerson Pereira

Na escola,que nos estamos ocorre o contrario,os professores deu toda liberdade para nos desenvolvemos nos estagio,as unicas interveçoes que eles fazem é dando dicas.Nesse caso voces devem dizem para ele que voces estão lá para da ha aula e querem liberdade para desenvolver o estagio.

tecla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tecla disse...

Prática de ensino
Mathias Freire
Grupo de professores-estagiários:
- Danilo Monteiro
- Edvaldo Ferreira
- José Cirilo Neto
- Marcos Trindade

Caro Diego Moreira,
Para resolver essa situação-problema, aconselho realizar uma conversa civilizada com o professor da Escola Estadual Padre Roma, logo após o grupo focal. Explique civilizadamente que os estagiários da UFPB já tem uma metodologia a cumprir, e não precisa de intervenções não-solicitadas.

Romário Leite disse...

O Supervisor nesse caso junto dos estagiários devem intervir junto do professor da escola. Como vcs ja fizeram isso, e ele continua intervindo, sugiro que vcs o convidem para um grupo focal, onde voces estagiarios irão expor os seus problemas durante a docencia. Toquem no assunto da intervenção do professor, que isso confunde os alunos que nao sabem a quem realmente obedecer, se a voce professor estagiario ou ao professor da escola. Acredito que esse problema pode ser solucionado, se o professor realmente esta atrapalhando a aula de voces, cobrem dele para nao fazer isso.

Giselly disse...

Estágio I Creche Linderbergh Vieira grupo: Giselly, Josenilda e VAnessa
Oi gente,
na Creche em que estamos estagiando,logo nos primeiros dias o recreador tentou se meter em nossas aulas, mas conversamos com ele e explicamos as etapas do estágio que precisamos cumprir e que apenas nossa coordenadora teria que nos avaliar. Neste sentido,o que temos a sugerir é que tentem conversar mais uma vez com esse professor,solicitando a ele que se não vos ajudar que pelo menos tenha a consciência de não atrapalhar.

Cassiane Guimarães disse...

Estágio supervisionado II – Grupo: Cassiane, Larissa, Dayse e Mileyde. Escola Antônia Rangel.

Pessoal, acreditamos que fora chamar a atenção deste professor, sugerimos uma conversa bem direta, com todos do grupo e o supervisor, expondo a ele que essas intervenções atrapalha bastante as aulas; que vocês acabam perdendo o papel de professor; e que se vocês precisarem da ajuda dele não vão se omitir em pedi-lo. È deixar claro o maximo possível a situação para este professor. Também acreditamos que é o caso de ter uma conversa com a turma, esclarecendo que essas conversar paralelas não vão ser mais aceitas e quem ficar conversando vai ser convidado a sair em definitivo daquela aula. Parece uma medida bastante radial, mas pode funcionar.

Belle disse...

Estágio supervisionado II – Grupo: Izabelle, Alyne, Jéssica e Carlos. Escola: Leonel Brizola

Creio que a medida mais cábivel vocês já tomaram, que foi conversar com ele. Se nessa conversa não ficou claro que o professor atrapalha tanto quanto os alunos, tentem novamente. Façam com que ele se imagine na situação de vocês.

Edval Lacerda disse...

Prática de Ensino
Grupo: Edval Lacerda,Diego Magno, Aldrin Eldrin e Nemilson Neto.

Acredito que vocês devem realizar um grupo focal com a presença deste professor e exponham a dificuldade que ele está impondo na aula em que ele não é o titular. Caso isso não resolva, sugiro que a situação seja levada a autoridade responsável pela direção da escola!
Espero que tenha ajudado!

Anna Carolina disse...

Estagiários: Anyelle, Anna Carolina, Gustavo e Suênia.
Bom, já que as tentativas de diálogos aparentemente não estão surtindo efeito, buscar estabelecer limites entre as intervenções do professor que deveria ser para ajudar os estagiários e não atrapalhar o andamento das aulas. Já não é fácil assumir uma turma e fica mais difícil ainda quando o professor que construiu vínculo com a turma não facilita.
Espero que ajude.
Boas aulas!

ef2009.1 disse...

Grupo EMGRO: Darlan Porto, Jacques Moreno e Priscila Pinheiro.

A situação problema é complicadíssima, pois envolce questões de autoridade. Não importa como o professor age, mas ele é a autoridade em Educação Física na escola, e quanto ele não sabe usar a autoridade da sua posição complica. A dica que dou é que o professor coordenador do estágio ou supervisor faça uma visita a escola e converse com o prof.