Estagio supervisionado II
Grupo: Diego Moreira, Emerson Cabral, Joale Jefferson e Leônidas Gustavo
Situação Problema: Intervenção do Professor da escola nas nossas aulas.
O nosso grupo é composto por Diego, Emerson Cabral, Joale e Leônidas. A nossa escola que estamos estagiando é a Escola Estadual Padre Roma, localizada no bairro altiplano. A situação problema é as intervenções não permitidas pelo professor de educação física da escola, em que está sempre inquieto e fica sempre chamando a atenção dos alunos que estão executando a aula, através de brincadeiras e conversas paralelas que não tem nada haver com a aula que está sendo executada. O que fazer nesse caso? Lembrando em que algumas aulas ele já foi chamado atenção, espero boas sugestões.
Até mais e boas aulas
13 comentários:
Estágio Supervisionado I
*CREI Drª. Rita Gadelha de Sá
*Estagiários: Jornandes Pacheco, Luiz Makoto N. Filho, Sthenio Brito
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Temos algo parecido na nossa escola, porém a frequência não é tanta, não é sempre. Mas a melhor forma que tenho em mente, é mesmo o diálogo de todo o grupo com o professor no final da aula. Expliquem que da mesma forma que vocês não podem intervir nos horários da escola e nas aulas dos professores, nas suas horas de atuação também possuem o direito de não ter suas aulas interrompidas sem que haja um motivo maior, por meio de conversas paralelas, brincadeiras e afins. Ele poderia estar dando uma força extra com os alunos que fugissem da aula, ao invés de fazer os alunos fugirem dela.
Estagiarios:Gildo Ferreira.Gleyber Luis,Elias Duarte e Emerson Pereira
Na escola,que nos estamos ocorre o contrario,os professores deu toda liberdade para nos desenvolvemos nos estagio,as unicas interveçoes que eles fazem é dando dicas.Nesse caso voces devem dizem para ele que voces estão lá para da ha aula e querem liberdade para desenvolver o estagio.
Prática de ensino
Mathias Freire
Grupo de professores-estagiários:
- Danilo Monteiro
- Edvaldo Ferreira
- José Cirilo Neto
- Marcos Trindade
Caro Diego Moreira,
Para resolver essa situação-problema, aconselho realizar uma conversa civilizada com o professor da Escola Estadual Padre Roma, logo após o grupo focal. Explique civilizadamente que os estagiários da UFPB já tem uma metodologia a cumprir, e não precisa de intervenções não-solicitadas.
O Supervisor nesse caso junto dos estagiários devem intervir junto do professor da escola. Como vcs ja fizeram isso, e ele continua intervindo, sugiro que vcs o convidem para um grupo focal, onde voces estagiarios irão expor os seus problemas durante a docencia. Toquem no assunto da intervenção do professor, que isso confunde os alunos que nao sabem a quem realmente obedecer, se a voce professor estagiario ou ao professor da escola. Acredito que esse problema pode ser solucionado, se o professor realmente esta atrapalhando a aula de voces, cobrem dele para nao fazer isso.
Estágio I Creche Linderbergh Vieira grupo: Giselly, Josenilda e VAnessa
Oi gente,
na Creche em que estamos estagiando,logo nos primeiros dias o recreador tentou se meter em nossas aulas, mas conversamos com ele e explicamos as etapas do estágio que precisamos cumprir e que apenas nossa coordenadora teria que nos avaliar. Neste sentido,o que temos a sugerir é que tentem conversar mais uma vez com esse professor,solicitando a ele que se não vos ajudar que pelo menos tenha a consciência de não atrapalhar.
Estágio supervisionado II – Grupo: Cassiane, Larissa, Dayse e Mileyde. Escola Antônia Rangel.
Pessoal, acreditamos que fora chamar a atenção deste professor, sugerimos uma conversa bem direta, com todos do grupo e o supervisor, expondo a ele que essas intervenções atrapalha bastante as aulas; que vocês acabam perdendo o papel de professor; e que se vocês precisarem da ajuda dele não vão se omitir em pedi-lo. È deixar claro o maximo possível a situação para este professor. Também acreditamos que é o caso de ter uma conversa com a turma, esclarecendo que essas conversar paralelas não vão ser mais aceitas e quem ficar conversando vai ser convidado a sair em definitivo daquela aula. Parece uma medida bastante radial, mas pode funcionar.
Estágio supervisionado II – Grupo: Izabelle, Alyne, Jéssica e Carlos. Escola: Leonel Brizola
Creio que a medida mais cábivel vocês já tomaram, que foi conversar com ele. Se nessa conversa não ficou claro que o professor atrapalha tanto quanto os alunos, tentem novamente. Façam com que ele se imagine na situação de vocês.
Prática de Ensino
Grupo: Edval Lacerda,Diego Magno, Aldrin Eldrin e Nemilson Neto.
Acredito que vocês devem realizar um grupo focal com a presença deste professor e exponham a dificuldade que ele está impondo na aula em que ele não é o titular. Caso isso não resolva, sugiro que a situação seja levada a autoridade responsável pela direção da escola!
Espero que tenha ajudado!
Estagiários: Anyelle, Anna Carolina, Gustavo e Suênia.
Bom, já que as tentativas de diálogos aparentemente não estão surtindo efeito, buscar estabelecer limites entre as intervenções do professor que deveria ser para ajudar os estagiários e não atrapalhar o andamento das aulas. Já não é fácil assumir uma turma e fica mais difícil ainda quando o professor que construiu vínculo com a turma não facilita.
Espero que ajude.
Boas aulas!
Grupo EMGRO: Darlan Porto, Jacques Moreno e Priscila Pinheiro.
A situação problema é complicadíssima, pois envolce questões de autoridade. Não importa como o professor age, mas ele é a autoridade em Educação Física na escola, e quanto ele não sabe usar a autoridade da sua posição complica. A dica que dou é que o professor coordenador do estágio ou supervisor faça uma visita a escola e converse com o prof.
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