Sejam Bem Vindos

O Blog Docência na Educacão Física é uma página de apoio sobre os problemas enfrentados nas aulas de Educação Física Escolar.
Os alunos aqui poderão tirar dúvidas sobre o processo da docência escolar, colocando suas situações problemas enfrentadas, suas angústias, queixas e dificuldades.
Aqui no Blog Docência na Educação Física iremos sugerir saídas de intervenções para os alunos, e os mesmos poderão também ajudar os colegas. As semelhanças e diferenças dos casos problemas, o histórico dos casos de alunos e turmas, a maneira de agir que tem efetivado e os resultados obtidos, serão debatidos de maneira direta com o alunado.
O Blog servirá também como um banco de dados das monografias realizadas com o acerco da prática de ensino, produção de artigos/anais, sites de brincadeiras e jogos possíveis de serem trabalhados na escola.

domingo, 16 de outubro de 2011

Situação Problema: Alunos sem limites.


Estágio Supervisionado II.
Olá colegas, o nosso grupo é composto por: Cassiane, Dayse, Larissa e Mileyde, e estamos estagiando na Escola Antônia Rangel de Farias. A situação problema que trazemos é a falta de limites dos alunos, que por muitas vezes querem impor decisões, falam de uma forma querendo intimidar, não sabendo /reconhecendo o verdadeiro papel deles e dos professores, muitas vezes agindo com mais autoridade que os próprios professores. Apenas um bom exemplo disso foi nessa semana dos jogos internos, que foram ditas diversas vezes para que eles não ficassem dentro da quadra para não atrapalhar os jogos em andamento e eles sempre faziam, simplesmente não dando ouvidos. Resumidamente a completa falta de respeito. Bom pessoal esperamos sugestões.

10 comentários:

Edval Lacerda disse...

Não sei se você esta utilizando os combinados, se não, utilize pois eles ajudam bastantes.
Caso já esteja usando estes combinados cabe punições severas como suspender das aulas, cobrar relatório da aula ou coisa parecida!!
Utilizei suspensão e no horário da aula cobrei redação sobre respeito e deu certo!!!
Att. Edval
Grupo CÔNEGO MATHIAS FREIRE ( Edval, Aldrin, Nemilson e Diego)

tecla disse...

Prática de Ensino... Grupo MATHIAS FREIRE
- Danilo Monteiro
- Edvaldo ferreira
- José Cirilo Neto
- Marcos Trindade

Me veio à mente os primeiros dias de diagnose da Escola, em que houve a seguinte pergunta: " Se a educação física fosse retirada da escola, vocês sentiriam falta?" Partindo dessa pergunta retórica, vocês, Cassiane, Dayse, Larissa e Mileyde,poderiam argumentar com alunado fracamente e se precisar chegar ao extremo, deixar os alunos uns dias sem educação física... Muitas vezes, as pessoas só reconhecem ou valorizam algo, quando lhe é retirado.

Romário Leite disse...

Gostei do comentário acima. A partir dele da para se fazer uma reflexão: O Quanto é rico e válido o nosso estágio. Quantas situações vivenciamos ao longo desses meses na escola?...

Sobre a situação problema, a conversa, a relação de proximidade, a tentativa de ''ganhar'' os alunos, trazê-los para perto de nós, e não desistir é o caminho. Tentar usar mais dos momentos da aula, o 3° momento está existindo? as conversas estão existindo? Comecem a questionar os alunos sobre esses problemas. Se eles tivessem em nosso lugar o que fariam? Aqueles alunos que realmente estiverem atrapalhando e nao quiserem colaborar com a aula, reportem a direção e se julgar necessário deixem eles uma aula fora.

Edf2009.1 disse...

Olá Pessoal aqui é o segundo grupo que atua na Escola Antônia Rangel de Farias (Emerson Pereira, Gleyber, Elias e Gildo). Como estamos nesse meio notamos a existência desse problema na escola, no caso do nosso grupo o aluno que desrespeitar ou atrapalhar a aula, fica sem fazer aula prática, pois notamos que não adianta muito mandar para direção pois o aluno acaba voltando na próxima aula. Outra sugestão é tentar conversar com o aluno já que o grupo é formado por 4 componentes, um dele pode chegar e ter uma conversa, fazer o aluno refletir sua atitude, mostrar a importância de obedecer o professor, de fazer a aula, de contribuir, pois o professor também está ali para aprender com o aluno. abraço a todos.

Jéssica Serrano disse...

Grupo, os comentários acima tem pertinência,o que posso acrescentar é que algumas mudanças nas atitudes do professor perante a turma também podem ter seu valor. A postura e o tom de voz do professor são de extrema importância para que o aluno entenda quem exerce a autoridade naquele local e naquele momento, entretanto não são suficientes, aí entram as sugestões já citadas. Especificamente para o problema de alunos ficarem no ginásio atrapalhhando a aula, utilizamos na nossa escola o seguinte procedimento: Na porta do ginásio fazemos a chamada e só entra quem for da turma, logo após fechamos a porta com cadeado e a entrada e saída do ginásio só é feita com a nossa autorização.
Estágio Supervisionado II
Escola: Leonel Brizola.

Giselly disse...

Estágio Supervisionado I
Creche Lindenberg Vieira
Grupo: Giselly Holanda; Josenilda Medeiros e Vanessa Lee

Oi pessoal,
os cometários dos grupos estão riquíssimos e diante disso só nos resta acrescentar que é importante conversar sempre com os alunos no final da aula, refletindo acerca dos pontos positivos e negativos que ocorreram no dia e deixando bem claro que pelos erros de algumas pessoas toda a turma será prejudicada, perdendo as atividades que gostam.
Boa sorte aí pessoal!!!!!!!!!!!

thiago disse...

Estágio Supervisionado I
Creche ufpb
Primeiro acho que deve comunicar a direção o fato, caso isso não resolva,o dialogo com esses alunos deve ser a coisa mais apropriada a se fazer, tentando criar um clima de respeito multo entre professores e alunos.

Anna Carolina disse...

Grupo Aruanda
Bom como educação vem de berço, com relação a isso não a muito o que se fazer. Com relação a resistência durante a aula, os alunos querendo se impor, o melhor a se fazer é mostrar ao aluno o lugar dele e o mesmo atrapalhando o bom andamento da aula, procurar a direção e ver qual a melhor solução a ser tomada.

ef2009.1 disse...

Grupo EMGRO: Darlan Porto, Jacques Moreno e Priscila Pinheiro.


Bater na tecla dos combinados mais uma vez seria a solução mais viável. Ou então conversar pessoalmente explicando o que não deve-se e a importância de não fazer determinada atitude.

Anelise Gamba disse...

Olá! Gostei mto do que li...é tudo igual mesmo...rs.
http://anelisegamba.blogspot.com.br/2012/04/alunos-sem-limites-na-educacao-fisica.html