Sejam Bem Vindos

O Blog Docência na Educacão Física é uma página de apoio sobre os problemas enfrentados nas aulas de Educação Física Escolar.
Os alunos aqui poderão tirar dúvidas sobre o processo da docência escolar, colocando suas situações problemas enfrentadas, suas angústias, queixas e dificuldades.
Aqui no Blog Docência na Educação Física iremos sugerir saídas de intervenções para os alunos, e os mesmos poderão também ajudar os colegas. As semelhanças e diferenças dos casos problemas, o histórico dos casos de alunos e turmas, a maneira de agir que tem efetivado e os resultados obtidos, serão debatidos de maneira direta com o alunado.
O Blog servirá também como um banco de dados das monografias realizadas com o acerco da prática de ensino, produção de artigos/anais, sites de brincadeiras e jogos possíveis de serem trabalhados na escola.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Aluno indisciplinado

Grupo Edval Lacerda, Aldrin Eldrin, Nemilson Neto e Diego Magno
Atuantes na E.M.E.F Cônego Mathias Freire
-
Durante nosso estágio presenciamos que em algumas turmas havia a presença de um único aluno que causa bagunças, esta bagunça gera a dispersão de alunos que estavam participando da aula.
Tentamos retirar o aluno da aula e ele não se queixava de nada, o que mostrava que ele realmente queria estar fora da aula.
Ou seja, se ele participa ele bagunça e leva a turma, se ele não participa ele conseguiu o "objetivo" dele.
O que fazer?

9 comentários:

Alyne Arruda disse...

Grupo Leonel Brizola: Alyne, Izabelle, Carlos e Jéssica.

Olá, grupo.
Tentem fazer uma atividade que aquele aluno goste ou que a atenção fique voltada para ele de uma forma positiva, onde ele alcance o objetivo para favorecer todo o grupo. Se ele se ver como membro essencial para realização da atividade, ele poderá deixar de sentir essa vontade de chamar a atenção para sair de sala.

tecla disse...

Grupo : Edvaldo Ferreira, Marcos Trindade, Cyrillo Neto E Danilo Monteiro.
Campo: Mathias Freire


Professores Estagiários do Mathias Freire,



É bom que vocês elaborem uma atividade mais atrativa para persuadir estes alunos que não querem fazer a educação física, tentem colocar uma atividade em que seja necessária a presença de um líder, e coloquem como eleito no supracitado cargo, o aluno causador da bagunça.

Docência na Educação Física disse...

Grupo: Ana Carolina, Anyelle Mendes, Gustavo Roque e Suenia Arruda
Campo: Aruanda

A nossa opinião para este problema coincide com as anteriores. Deve-se tentar realizar alguma atividade que busque prender a atenção deste aluno e durante a atividade coloca-lo em uma posição importante para que ele se sinta necessário.

Edf2009.1 disse...

Olá a todos, aqui quem fala é o grupo formado por: Emerson Pereira, Elias Duarte, Gildo, e Gleyber Luis estagiário da escola Antônia RAngel.

Acredito que a ideia dada pelos outros grupos seja boa, poderia também algum dos professores conversar com esse aluno, ver o porque ele quer tanto chamar atenção, esse tipo de problema é causado muitas vezes por falta de atenção da familia, dos amigos, e o mesmo tenta descontar na escola. uma conversa e elaboração de atividades onde o mesmo fique entusiasmado a participar sejam as melhores alternativas.

Giselly disse...

Achamos importante tentar buscar da direção informações acerca deste aluno no que se refere à problemas anteriores na escola e possíveis dificuldades familiares, para que vocês possam intervir de forma mais eficiente. Além disso, a ideia de dar tarefas a este aluno é interessante, pois o mesmo pode se entusiasmar mais para suas aulas.

Tchauzinho!!!

Creche Lindenberg Vieira
Grupo: Giselly, Vanessa e Josenilda

ef2009.1 disse...

Procure criar um vinculo com esse aluno, mostrando que você não está ali apenas para cobrar, e também como um companheiro dele, procurando mostrar a ele sempre o melhor caminho. Distribuir tarefas como foi falado no grupo anterior, é uma solução.

Escola Padre Roma
Grupo: Emerson Cabral, Diego Moreira, Joale Jefferson e Leônidas Gustavo

Romário Leite disse...

Grupo: Cassiane, Dayse, Larissa e Mileyde. Esc. Antônia Rangel. Indisciplinado

Olá Gente, acreditamos que se vocês soubessem do que ele gosta de fazer, já seria um passo para elaborar uma atividade que chamasse a atenção dele. Um plano B seria colocar o líder do dia: o aluno que tivesse um bom comportamento que participasse das atividades na aula anterior ganhava o direito de ser o auxiliar do professor na próxima aula.

ef2009.1 disse...

Grupo EMGRO: Darlan Porto, Jacques Moreno e Priscila Pinheiro.

Neste caso, você identifica o aluno problema que também tem um grande poder de influência na turma, geralmente estes alunos são mais velhos na escola e ja também repententes. Procure ajuda com outros professores sobre que atitudes eles tomaram para contornar o comportamento deste menino. Procure conversar com a direção e entender o perfil e histórico deste aluno, e ai sim você vai saber com quem está lidando.

Clovis Brito disse...

Olá pessoal!
Sou professor de educação física e doutorando em Educação, estou estudando a indisciplina na educação física já a alguns anos. Em minha dissertação de mestrado intitulada "A indisciplina na Educação Física Escolar", identifiquei alguns tipos de indisciplina que acontecem em nossas aulas e também constatei que alguns docentes não sabem lidar com tal questão por não terem sido preparados, em sua formação, para lidar com tal problemática (essa questão não é exclusividade de nossa área). Com relação a questão especifica, penso que a discussão com o grupo do que está acontecendo seja relevante, ou seja, construção de regras em conjunto e quais são as consequências de não respeitá-las, exclusão da aula JAMAIS!
Abraço