Sejam Bem Vindos

O Blog Docência na Educacão Física é uma página de apoio sobre os problemas enfrentados nas aulas de Educação Física Escolar.
Os alunos aqui poderão tirar dúvidas sobre o processo da docência escolar, colocando suas situações problemas enfrentadas, suas angústias, queixas e dificuldades.
Aqui no Blog Docência na Educação Física iremos sugerir saídas de intervenções para os alunos, e os mesmos poderão também ajudar os colegas. As semelhanças e diferenças dos casos problemas, o histórico dos casos de alunos e turmas, a maneira de agir que tem efetivado e os resultados obtidos, serão debatidos de maneira direta com o alunado.
O Blog servirá também como um banco de dados das monografias realizadas com o acerco da prática de ensino, produção de artigos/anais, sites de brincadeiras e jogos possíveis de serem trabalhados na escola.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

UM ALUNO QUE ATRAPALHA O BOM ANDAMENTO DAS AULAS

Nosso grupo do estágio da escola Aruanda, que é composto por Anna Carolina, Anyelle, Gustavo e Suênia, tevimos muita dificuldade em lidar com quatro alunos, no caso um de cada turma, o do 2º ano nunca participou de uma aula, fica apenas sentado observando, o aluno do 3º é um aluno muito agressivo, bate em "todos" e tira a paz em todas as aulas, o aluno do 4º ano nunca se preocupou em fazer as aulas, apenas em chamar a atenção dos colegas e do professor, e o aluno do 5º ano também não fazia uma aula e ficava tentando chamar atenção do professor. O que fazer na situação de cada aluno?

9 comentários:

Edf2009.1 disse...

Olá A todos, Nosso grupo é formado por: Emerson Pereira, Gleyber Luís, Gildo Ferreira e Elias Duarte, estagiários da escola Antônia Rangel.

Bem acredito que todos os alunos querem chamar atenção, os que não querem fazer ou os que só querem atrapalhar. Isso não é de hoje, então deve-se trabalhar isso com atividades que englobem esses alunos. O que bate nos outros, por ser muito energético recomandariamos um baleado, uma atividade de acertar algo, para dissipar essa energia. Diálogo e atividades que busquem o interesse destes alunos. Talves brincadeiras onde o professor participe junto com ele seja outra solução, ele vai se sentir util e o professor passaria confiança a ele, trabalhando em equipe. Abraço a todos(as).

Romário Leite disse...

Sao situações corriqueiras nas escolas. Cada aluno tem sua particularidade e precisamos entendê-los. Esse entendimento vai desde a aproximação, como também procurar saber com os professores da escola como é o comportamento dele em sala, os problemas que ele enfrenta, se tem problema familiar. Quando conhecemos o nosso aluno, podemos ajudá-lo de alguma forma. Muitos alunos chamam a atenção pq em casa podem nao ter isso e vê no professor essa oportunidade. É necessário entender e buscar saídas para isso.
Quanto ao aluno que nao faz nada, ele tem que fazer e para isso sugiro mais uma vez uma aproximação com ele. Tentar buscar os motivos para que isso aconteça da nao participação e apartir dai ve o que da para se fazer.

Giselly disse...

Sugerimos principalmente para os alunos que querem chamar atenção e os que não participam da aula: Jogos cooperativos, pois estes jogos trazem para a aula a reflexão acerca do trabalho em equipe onde um depende do trabalho do outro,é algo diferente e atraente para muitas crianças. Além dessa sugestão de aula é necessário também conversar sempre com os alunos problemáticos.

Até mais!!!!!!!!!!!!!!!

Creche Lindenberg Vieira
Grupo: Josenilda Medeiros, Giselly Holanda e Vanessa Lee

ef2009.1 disse...

procurem trazer esses "garoto problema" mais próximo de si, tornando eles como auxiliares seus nas atividades, assim ele vai se sentir útil, e consequentemente fará a atividade numa boa.

Escola Padre Roma
Grupo: Emerson Cabral, Diego Moreira, Leonidas Gustavo e Joale Jefferson

Romário Leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Romário Leite disse...

Grupo: Cassiane, Dayse, Larissa e Mileyde. Esc. Antônia Rangel. Atrapalham

Pessoal, poderíamos fazer eles se arrependerem de não estarem participando das aulas. Trazer atividades o qual eles gostavam e não permitir a participação dos mesmos, e depois ter uma conversar explicando os motivos para que eles possam refletir sobre essa problemática e buscar uma solução para tal.

ef2009.1 disse...

Grupo EMGRO: Darlan Porto, Jacques Moreno e Priscila Pinheiro.

Observamos nos três casos crianças que possuem um carência, e toda essa falta é refletida em seus comportamentos. A sugestão viável que deve-se aplicar é pensar em atividades em que todos os alunos participem, evitando a espera que pode gerar impaciência e ócio. Outra alternativa seria coloca-los como monitores da turma, e dando uma função para que eles se sintam importantes e uteis nas aulas.
Boa sorte e boas aulas.

Edval Lacerda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edval Lacerda disse...

Grupo edval Lacerda, Aldrin Eldrin, Nemilson Neto e Diego Magno.
Escola Mathias Freire
Tivemos situações parecidas em nosso estágio, e o que temos a dizer é o que sugeriram pra nós e julgamos a mais cabível, que é trazer esse aluno como protagonista da aula, assistente do professor ...
espero ter ajudado
visitem,opinem e me ajudem www.edvallacerda.blogspot.com ^^