Sejam Bem Vindos

O Blog Docência na Educacão Física é uma página de apoio sobre os problemas enfrentados nas aulas de Educação Física Escolar.
Os alunos aqui poderão tirar dúvidas sobre o processo da docência escolar, colocando suas situações problemas enfrentadas, suas angústias, queixas e dificuldades.
Aqui no Blog Docência na Educação Física iremos sugerir saídas de intervenções para os alunos, e os mesmos poderão também ajudar os colegas. As semelhanças e diferenças dos casos problemas, o histórico dos casos de alunos e turmas, a maneira de agir que tem efetivado e os resultados obtidos, serão debatidos de maneira direta com o alunado.
O Blog servirá também como um banco de dados das monografias realizadas com o acerco da prática de ensino, produção de artigos/anais, sites de brincadeiras e jogos possíveis de serem trabalhados na escola.

sábado, 14 de abril de 2012

Situação problema: Aluno agressivo

Grupo: JOSIAS, Antônio; RIBEIRO, Igor; ARAÚJO, Liliane CREI: Custódia Nóbrega - Mangabeira VII
Olá turma, estamos com uma situação problema onde um aluno de 5 anos (que iremos denomina-lo de "A") tem surtos de agressividade, que já haviam nos relatado ao início do estágio. Nos dias de raiva, ele bate, chuta, morde, grita, esperneia, quebra tudo o que encontrar pela frente, e um dia chegou a creche com um comportamento totalmente diferente, onde só dormia e não possuía nenhuma reação com a movimentação e gritos das crianças  ao redor, acordando já no horário do banho para depois almoçar, depois de alguns estímulos (carinhos, falando o nome dele  estando ao seu lado) dados por nós e pela professora. Ao início da última aula, ele apresentou o surto, e ao final, pediu desculpas e participou da atividade como se nada tivesse acontecido.
Estamos precisando de sugestões de como proceder diante de tal caso, tendo em vista que já conversamos com as professoras e a direção, e as mesmas não estão sabendo como agir. Agradecemos desde já a atenção.

Um comentário:

Docência na Educação Física disse...

Grupo: SANTOS,Paulo; VINICIUS,Tharyk; ATAIDE,Marcos; GEOVANE,Sandro - CREI EL SHADDAY - JAGUARIBE

Achamos que nesse caso é importante buscar mais informações sobre o aluno, ou seja, conversar com os país para tentar entender o comportamento da criança e ai então traçar a melhor estrategia, para aos poucos tentar mudar o comportamento do aluno.